segunda-feira, 29 de agosto de 2022

Menopausa e Ganho de Peso

 Menopausa e Ganho de Peso

Menopausa e Ganho de Peso


Hoje o assunto será sobre Menopausa e Ganho de Peso e conversando com a maioria das mulheres com mais de 50 anos, você descobrirá rapidamente que a menopausa e o ganho de peso estão ligados em sua experiência.


É muito comum engordar nesta época e, embora parte disso possa ser devido a mudanças no estilo de vida.


Porém, isso não explica por que, de repente, desenvolvemos uma tendência a engordar em diferentes partes do corpo, especialmente no abdômen, enquanto qualquer ganho de peso quando éramos mais jovens tendia a ser centrado nos quadris.


A verdade é que as alterações hormonais que ocorrem desempenham um papel importante nisso, embora o processo não seja completamente compreendido.


Na menopausa, uma mulher para de ovular, seus períodos menstruais terminam e seu corpo produz níveis muito mais baixos do hormônio feminino estrogênio, responsável pelo processo de ovulação.


Foi demonstrado que o baixo estrogênio causa ganho de peso em animais e quase certamente é a razão pela qual nossos corpos mudam de forma.


Enquanto as mulheres em idade fértil armazenam gordura na parte inferior do corpo, após a menopausa elas a armazenam no abdômen, como os homens. 

Isso leva a um maior risco de doença cardíaca.


Ao mesmo tempo, homens e mulheres tendem a descobrir que os músculos se transformam em gordura à medida que envelhecem, e o metabolismo fica mais lento.


Isso significa que, se você não ajustar seus hábitos alimentares, provavelmente descobrirá que seu peso aumenta. Uma pessoa de 60 anos simplesmente não precisa de tantas calorias quanto uma pessoa de 40.

  

A terapia hormonal com estrogênio às vezes é prescrita para controlar os sintomas da menopausa. Muitas mulheres ficarão surpresas ao saber que estudos mostraram que a terapia hormonal não causa ganho de peso. 


Algumas mulheres experimentam inchaço e retenção de água nos estágios iniciais da terapia hormonal, mas isso geralmente é temporário e elas não ganham gordura. 


A terapia hormonal pode reduzir o risco de doença cardíaca, prevenindo as alterações no armazenamento de gordura corporal ao redor do abdômen e diminuindo o colesterol. 


No entanto, a terapia hormonal tem sido associada a um risco aumentado de câncer de mama em alguns estudos.


Dicas para perder e/ou manter o peso na menopausa:


Se você achar que está ganhando peso perto da menopausa, há várias coisas que você pode fazer.


1)  Faça uma dieta saudável, com baixo teor de gordura e muita fibra, evitando o açúcar.


2) Faça exercícios regulares. À medida que as pessoas envelhecem, seus níveis de atividade física caem naturalmente.


O trabalho muitas vezes torna-se menos exigente fisicamente, não há crianças para correr atrás, tiramos férias menos ativas e fazemos as coisas mais devagar.


30 minutos de atividade física moderada todos os dias ajudarão a equilibrar o efeito disso.


3) Manter sua força e massa muscular. Use pesos para os músculos do braço e caminhar ou andar de bicicleta para as pernas.


4) Aceite as mudanças na forma do seu corpo. Se você não está acima do peso, mas simplesmente tem uma cintura mais grossa e pernas mais finas, tudo bem.


Consulte seu médico antes de iniciar qualquer programa de exercícios se tiver alguma condição médica ou se seus níveis de condicionamento físico estiverem baixos. 

Seu médico também pode ajudar com os sintomas da menopausa e ganho de peso.



Imagem do Pexel


E aí gostou do conteúdo? Espero que tenha ajudado!

Compartilhe!

Quer receber o conteúdo relevante do blog?

Inscreva-se na nossa newsletter


VEJA TAMBÉM


300 Receitas Low Carb para Emagrecer - SAIBA MAIS

Post Anterior
Próximo Post

post written by:

0 comments: