Ganho de peso no inverno - por que acontece e o que podemos fazer?
O ganho de peso no inverno é uma queixa comum de muitas pessoas. Por que isso acontece e o que podemos fazer?
Parece que a cada inverno adicionamos alguns quilos e, no verão, também não os perdemos todos novamente.
Alguns deles sempre ficam por perto, tornando-nos um pouco mais pesados a cada ano. Eles parecem ser muito difíceis de perder quilos extras!
Há muitos fatores contribuintes. Primeiro, parece provável que tenhamos uma disposição genética para armazenar mais gordura à medida que o inverno se aproxima.
Muitos animais fazem isso e provavelmente era vital para a sobrevivência de nossos ancestrais.
Camadas extras de gordura no corpo nos protegem contra o frio e podem ser usadas como combustível no final do inverno e início da primavera, quando os estoques de alimentos historicamente seriam muito baixos.
Provavelmente temos a tendência de comer mais no outono, quando a comida é abundante após a colheita, para ajudar nesse processo.
Também podemos escolher inconscientemente alimentos com maior teor de gordura neste momento.
Os níveis hormonais também podem influenciar nosso ganho de peso. A interação de hormônios e outras substâncias químicas no cérebro pode provocar variações no apetite e nos desejos.
Alguns neurotransmissores também podem influenciar a maneira como comemos. Pessoas com excesso de peso geralmente apresentam baixos níveis desses neurotransmissores e os resultados podem incluir excesso de apetite, depressão e distúrbios do sono.
Ao mesmo tempo, a falta de luz do dia causada pelo encurtamento dos dias durante o final do outono e o inverno pode causar distúrbios sazonalmente afetados ou depressão de inverno.
Uma das maneiras mais rápidas de aumentar os níveis de energia e as emoções é comer alimentos ricos em carboidratos, incluindo guloseimas açucaradas, batatas fritas e cereais que nos dão uma rápida 'correção' de açúcar no sangue.
Assim, as pessoas que se sentem mal no inverno tendem a comer demais ou comer os alimentos errados, levando ao ganho de peso, mais depressão e um ciclo vicioso difícil de quebrar.
Portanto, no total, há muitas razões pelas quais comemos mais alimentos ricos em carboidratos, como biscoitos, tortas e chocolate no inverno, e é claro que a maioria desses alimentos também contém altos níveis de gorduras.
A melhor maneira de lidar com isso geralmente é substituir outros alimentos que também são ricos em carboidratos para obter o que nosso corpo deseja, mas que têm baixo teor de gordura e muita fibra.
Isso significa batatas, pão integral sem manteiga, arroz integral, cereais e frutas frescas inteiras.
Também é importante fazer mais exercícios. Muitas vezes nossos níveis de atividade física caem no inverno e temos a tendência de querer ficar em casa e descansar. Isso é natural quando está frio lá fora.
Mas não somos homens das cavernas! Temos aquecimento em nossas casas e podemos ter certeza de que ainda haverá bastante comida nas lojas em fevereiro.
Não precisamos armazenar gordura do jeito que eles faziam. Inscreva-se em uma academia ou pegue uma bicicleta ergométrica para o escritório.
Transforme esses carboidratos em energia agora, em vez de mantê-los na cintura até a primavera. O ganho de peso no inverno é facilmente evitável dessa maneira.
Imagem retirada do site Pixabay
0 comments: